24.8.12

Uma reflexão: cuide-se!

Postado por Karen Larios às 15:40
Boa tarde!

Hoje vou falar sobre um problema que tenho, mas que já foi muito pior: dermatite atópica.


Quando eu tinha 15 anos, passei por uma fase emocional complicada, e desenvolvi uma forte coceira nas pernas, que chegava a machucar muito. Sempre fui alérgica e no começo achei que fosse normal, só mais uma crise... Mas o tempo foi passando e não melhorava. Visitei alguns médicos e me fizeram diversas recomendações, passaram alguns remédios, cremes manipulados, etc... E nada adiantava, eu continuava com a coceira e me machucando.


Depois de alguns anos tentando me convencer de que seria assim pelo resto da vida (A exagerada, há!), fui ao médico outra vez. Ela me perguntou algumas coisas, e após avaliar disse certa: você tem dermatite atópica. E finalmente alguém acertou o diagnóstico.


 Afinal, o que é?

Dermatite atópica é uma doença crônica que causa inflamação da pele, levando ao aparecimento de lesões e coceira. Cerca de 30% dos indivíduos com dermatite atópica têm asma ou rinite alérgica e 15% têm surtos de urticária. Há estudos que apontam 70% dos pacientes com antecedentes familiares de atopia (asma, rinite alérgica ou dermatite atópica).

 E como surge?

“Podem ser inúmeros estímulos. Os mecanismos responsáveis por esta reatividade alterada não são completamente conhecidos. Sabe-se que fatores genéticos, imunológicos e não-imunológicos, contribuem para o aparecimento.

 Entre esses estímulos estão:


Alimentos: leite, ovo, trigo, soja, amendoim, peixes e frutos do mar.
Fatores ambientais: ácaros, fungos, animais e pólens.
Irritantes cutâneos: lã, sabão, detergentes, amaciantes de tecido, solventes e suor.
Infecções: vírus e bactérias.
Fatores emocionais.
Fonte: Abc da Saúde

O meu caso agora é bem leve (mas já foi grave no começo) comparado à imagens que podemos ver na internet... Mesmo sendo leve não deixa de incomodar.
Sou asmática, alérgica, tenho rinite... Tudo junto e misturado, herança dos meus pais... hahaha. E como eu disse no começo do post, essa dermatite começou num período que meu lado emocional estava meio desequilibrado :/ ... E acabou agravando-se devido a diversos outros fatores, e assim até foi necessário tomar antibiótico.

 E pra que tudo isso?

Quero apenas dar um alerta. Eu não costumava cuidar da minha pele, que é bem sensível, e depois de diagnosticada, comecei um tratamento com pomadas e anti-histamínicos. Depois de acalmar minha pele veio a parte mais importante para mantê-la saudável: a HIDRATAÇÃO, que é um ponto fundamental no tratamento. Agora estou muito melhor (não curada, pois não tem cura). Aprendi, e venho aprendendo a me cuidar melhor a cada dia. Ou seja... NUNCA abandone-se, separe sempre um tempinho pra cuidar de você, vale a pena! Hidrate bem sua pele porque faz toda a diferença, mesmo você não sofrendo algum distúrbio tópico, mesmo você tendo pele normal, oleosa, mista... Procure produtos ideais para seu tipo de pele. Não espere acontecer algo pra tomar uma iniciativa, ainda mais tratando-se de você, sua saúde e seu conforto. Ame-se! É uma delícia se cuidar! ;D

O produto que eu uso para hidratação da minha pele nas regiões extremamente secas (recomendado pela dermatologista), é o Neutrogena Intensive Body Care – Pele Extra Seca (pode ser achado em drogarias, supermercados, perfumarias...)




No blog “E aí, blz?” tem várias dicas de produtos para cuidados com a pele pra quem fica perdido com tantas opções nas prateleiras!
Procurando pela internet em geral podemos achar diversas dicas legais também =)


E no blog da tia Paola tem várias reflexões que me ajudaram bastante, todos na categoria “Comportamento”:

Adoro, recomendo muito!

*As informações contidas neste post são referências pessoais e achadas na internet. Para qualquer diagnóstico e tratamento, consulte seu dermatologista =)

Espero ter ajudado... Até o próximo! =D

4 comentários:

Rodrigo Garanhani disse...

Ká, vc tem asma? '-'
Nunca deu pra perceber, e vc não usa aquela bombinha né? xD

E sim, é importante se cuidar mesmo, depois do tratamento pra tirar as espinhas, minha pele ficou bem menos oleosa, é ótimo xD
Também passo hidratante no rosto depois de fazer a barba, caso contrário fica bastante irritada a pele x_x

Karen Larios disse...

Tenho! Hoje em dia tá bem melhor, mas ainda tenho. Bombinha eu usei pouco, só em caso de emergência, eu usava mais outros remédios, faz tempo q não uso bombinha, e esses remédios só quando dá alguma crise, que tem sido bem difícil, é mais quando eu pego uma gripe forte que aí ataca tudo de uma vez haha :( ...

ahh que bom! Eu tava fazendo um tratamento nas costas, mas o creme é mto caro e mancha tudo, acabei desanimando, e quando para de passar volta... é uma droga :( mas que bom q pra vc resolveu =D
Comecei a passar hidratante no rosto também, é mto bom né? ;)
Qual vc usa? Quem sabe dps eu falo do meu... =)

Rodrigo Garanhani disse...

shuashuahs é, tem uns que mancham (nem preciso dizer que mãe odeia rs)

Essa da asma me pegou desprevinido xD, dá pra aprender muitas coisas diferentes em blogs né? =P

O hidratante que eu uso é "Johnson's Softlotion Lavanda e Camomila" (<- roubado da minha mãe xDDD) ajuda muito mesmo ^^

Karen Larios disse...

Nem me fale! rs

Ah, com certeza dá sim! =D

Ah, acho que sei qual é. O que eu uso no rosto é da Neutrogena também, Ultra-Light Hidratante Facial FPS 30 pra pele mista / oleosa

Postar um comentário

 

Kalarios ★ Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea