5.9.12

Cores e alguns efeitos

Postado por Karen Larios às 21:06

Uma das primeiras coisas que estudei durante os dois cursos de design (técnico e graduação tecnóloga) foram as cores, bem além do que se aprende no primário, claro.
O estudo é feito a partir da estrela cromática, que na sua versão mais simples apresenta seis cores: 3 primárias, e 3 secundárias, resultantes da mistura de 2 cores primárias.













Quando comecei o curso já era um pouco vaidosa, não tanto quanto hoje, e também não costumava ler muito sobre maquiagem. Agora, lendo mais sobre o assunto e aumentando a vontade de seguir nessa área, comecei a ler sobre os corretivos coloridos (que já tive contato há bastante tempo mas nem dei bola, rs). E depois de ler bastante, me surpreendi quando vi que aquela mesma estrela cromática que vi na faculdade também é usada para explicar a função e tipo de camuflagem oferecida pelos corretivos coloridos.

Com a estrela cromática podemos classificar as cores como complementares, análogas, quentes, frias, e assim avaliar sua melhor aplicação e efeito, tanto no design quando na maquiagem.


 O uso das cores complementares no design

Essas cores são as opostas na estrela cromática, e quando utilizadas juntas oferecem contraste entre si. Já as análogas são as cores próximas na estrela cromática, ou seja, da mesma família de tons. Assim, as cores  também contrastam bem quando utilizadas com cores da mesma família de tom da sua cor complementar (por exemplo: a cor complementar do azul é o laranja, porém a cor amarela também oferece um bom contraste por ser próxima ao laranja). Assim, a produção ganha complementos contrastantes, consequentemente, chama mais atenção. Por isso tem que ter cuidado ao utilizá-las. Alguns exemplos:





Notei também a utilização das cores complementares em produções de moda (color block):

Bem ousado! Não sei se eu teria coragem de usar, sempre acho que fica lindo nos outros e em mim não! #complexada

Obs.: há outra versão, contendo as cores primárias vermelho e azul como magenta e ciano, respectivamente, porém, por serem cores mais raras na natureza, muitos artistas costumam usar as cores que mostrei anteriormente. Mas ambas funcionam.

Tá. Mas e aí? E aquela história dos corretivos?
Aí é que está. Essas cores quando combinadas tornam-se neutras.

Hoje em dia temos diversos tipos de corretivos, que prometem camuflar todo e qualquer tipo de imperfeição, e também diversas texturas e acabamentos. Mas creio que os que geram mais dúvidas são os corretivos coloridos. Quem corrige quem?

Bom, os corretivos coloridos mais comuns são: lilás, verde e amarelo. (já vi de outras cores mas ainda não sei direito pra que servem) e eles se encaixam dessa forma na estrela cromática:

Sendo assim, utilizando o conceito de que cores complementares quando se misturam formam uma cor neutra, o corretivo:
★ Lilás: camufla manchas amarronzadas (análogas da cor laranja) e imperfeições de tons alaranjados.

★ Verde: É responsável por camuflar a cor vermelha como marcas de acne e cicatrizes avermelhadas.

★ Amarelo: camufla hematomas e olheiras arroxeadas. Também pode ajudar com marrons muito escuros (ex.: melasma)

Me dou super bem com meu corretivo amarelado nas olheiras. (não é um amarelo como o das linhas específicas, é cor de pele com um fundo amarelado, e funciona muito bem pra mim). Agora, se seu caso for mais difícil, opte por um corretivo colorido amarelo.

Na hora de escolher seu corretivo é preciso muita calma e avaliar os tons que você precisa camuflar, nas olheiras, manchas, acne, enfim.
A melhor coisa é experimentar, por isso, vá em uma loja que você se sinta à vontade e teste. Só assim o resultado será realmente positivo.

Li em alguns blogs que a melhor forma de aplicar é depois da base, aplicando o corretivo colorido e depois um corretivo no tom da pele. Aplicar sempre com batidinhas, para que o corretivo não acabe espalhando nem sendo retirado do ponto a disfarçar.
*Também já vi aplicarem antes da base, mas li em vários lugares que é depois. Vale o teste.

Tem corretivo colorido de várias marcas como contém1g, Vult, Avon, Catharine Hill, Jequiti, Nyx... Etc. É só pesquisar e achar um que te agrade. O meu é de uma paleta de corretivo com 20 cores entre neutras e coloridas, sem marca (pra começar né?!) e eu estou começando a aprender como utilizá-la.

Interessante como a gente pode aprender uma coisa nova com conceitos tão próximos em áreas diferente, não é?

Espero que gostem, até a próxima!

4 comentários:

Rodrigo Garanhani disse...

Batendo ponto no seu blog Ká... xP

Quando li o título pensei que fosse algum tuto de Photoshop... >_>, mas tudo bem, isso vc faz depois xDD~

Vão aparecer coisas ainda mais malucas que vc viu em algum lugar (não só nos cursos)que são úteis em outros lugares inesperados ;)

Também preciso de um corretivo amarelo pras olheiras hsuhaushaus é horrível isso! n_n

Karen Larios disse...

hahaha ta certo :]

Nãoo... quem sabe logo mais ^^
É q eu achei bem interessante isso e resolvi criar um post unindo os 2 temas por isso demorou um pouco mais pra sair :P Espero que tenha ficado claro, rs.

Olheira é uó né... as minhas não são tão fortes mas evoluíram bastante nos últimos tempos haha

Rodrigo Garanhani disse...

Ok, vou esperar xD

Bom, eu pelo menos entendi! Eu já tinha visto isso das cores na maquiagem em um ep. de Esquadrão da Moda quando tava assistindo com a minha tia xD (o americano, o br ninguém merece ._.)

As minhas olheiras sempre foram fortes e desde de criança x_x, nas fotos ficam ainda pior... por isso não costumo usá-las como avatar =P

Karen Larios disse...

haha quando eu estava desempregada, toda quarta-feira ficava o dia INTEIRO na tv assistindo as quartas de beleza do discovery home & health! haha é muito muito muito legal! *-*

Ahh entendi, rush corrigir! ^^

Postar um comentário

 

Kalarios ★ Template by Ipietoon Blogger Template | Gift Idea